quinta-feira, 12 de julho de 2012

FOTO LENTA - EFEITOS QUE MUDAM UMA FOTO

Muitas pessoas pensam que o efeito contínuo de uma cachoeira ou aquelas luzes vermelhas nas ruas são efeitos do tratamento das fotos em algum programa como o photoshop. Um grande engano, é possível tirar uma foto desse tipo com a maioria das máquinas, inclusive as compactas.



Esse efeito está relacionado com o velocidade de abertura do obturador, ou seja, a quantidade de tempo que o diafragma ficará aberto recebendo a luz do elemento fotografado. Para se ter o controle dessa velocidade, deve-se utilizar a câmera no módulo manual (M - Nikon) ou no módulo de prioridade do obturador (S - Nikon). No módulo manual, o usuário irá fazer os ajustes na velocidade e na abertura do obturador, já no módulo de prioridade do obturador, o usuário irá definir a velocidade de abertura desejada, que a câmera irá se adequar para obter uma melhor fotografia. Abaixo podemos observar a diferença entre os dois tempos de abertura do obturador, na primeira foto podemos observar um tempo de abertura rápido e na segunda um tempo lento.



A pergunta obvia: Como eu sei que a velocidade está rápida ou lenta? Na tela de LCD de sua câmera ou no visor da lente vão aparecer as informações mais ou menos assim: 125   f5.6. O 125 significa o tempo de abertura do obturador da câmera e o f5.6 significa a abertura. O 125 significa que o obturador ficou aberto 1/125 segundos, ou seja, quanto maior for o número, mais rápida será a foto. Abaixo, mais duas fotos, sendo a primeira com a velocidade de 1/40 segundos e a segunda 1/2 segundos.



Como pode ser observado, com a velocidade mais lenta, as gotas d'água ficam "borradas", isso é devido a image delas se movimentarem mais sobre o sensor ou filme durante a captura da imagem, o que não acontece quando se faz uma foto com uma velocidade mais rápida. Mais dois exemplos abaixo, agora uma com a velocidade de 1/250 segundos e a segunda 1/6 segundos.


Lembre-se também de utilizar um tripé ou um apoio, pois quanto maior for o tempo de abertura, maiores são as possibilidades das fotos saírem tremida como a foto abaixo.


Esse post são só umas dicas, pois um monte de amigos estavam me perguntando como eu fazia esse efeito nas fotos. Para aprender mais sobre fotografia, procurem uma boa escola de foto, ou consultem também um excelente professor, o manual da máquina!!!


Colaboração: Wilson Baptista Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário